Revista científica alerta estrangeiros e brasileiros sobre risco de surto de dengue em 2014. Sanitarista afirma que turistas podem trazer novas variações da doença.


Um artigo publicado na consagrada revista científica Nature alerta brasileiros e estrangeiros para o perigo de um surto de dengue durante o período da Copa do Mundo no Brasil, no próximo ano"Aqueles que estiverem no Brasil terão mais do que se preocupar que o preparo de seus melhores goladores: a dengue pode ser um problema significativo em alguns dos locais do torneio", avisa o sanitarista Simon Hay, da Universidade de Oxford, no texto “A febre do futebol pode ser uma dose de dengue”, em tradução livre, publicado ontem.

Segundo o especialista, o alerta tem duas frentes: vale tanto para os cerca de 500 mil estrangeiros - desinformados - que devem aterrisar por aqui, como para os brasileiros, que poderão vir a conhecer novas variações dos vírus surgidas dos contatos com quem vem de fora.

Hay alerta que três das 12 cidades-sede dos jogos podem sofrer com a dengue durante o período e que medidas preventivas precisam ser tomadas. As cidades que preocupam são Fortaleza (CE), Natal (RN) e Salvador (BA), todas no Nordeste do país.

Segundo o sanitarista, o percentual de casos de dengue registrados entre 2001 e 2013, nos meses de junho e julho (quando ocorrerá a Copa) é de 9.9% em Fortaleza, 13,5% em Natal, e 10,1% em Salvador - os mais altos do país neste período.

Hay diz que, apesar dos brasileiros já conviverem Na vida real, quando alguém morre, entes queridos – parentes, amigos e outros possíveis beneficiários de um testamento – herdam suas coisas. Mas e na nossa vida virtual? O que aconteceria com nossos e-mails e contas em redes sociais se eu ou você morrêssemos?

No que depender do Google, o que a gente quiser. A empresa lançou neste mês de abril o Inactive Account Manager, serviço que permite ao usuário planejar o seu pós-vida digital (tanto em caso de morte quanto num possível abandono total da internet) em todas as plataformas da empresa: Gmail, YouTube, Blogger, Google Drive, Google+, Picasa e outras mais.

É bem simples.

Primeiro, você programa um tempo máximo de inatividade para suas contas: três, seis, nove ou 12 meses. Quando faltar um mês o fim do período, o Google envia para um e-mail alternativo ou celular cadastrado um aviso sobre o prazo que está prestes a expirar. Caso você não responda (o que aconteceria em caso de morte), o serviço executa aquela que for a sua vontade: compartilha com até 10 amigos todos os seus dados para download ou elimina por completo seus rastros digitais na companhia.

Sei lá vocês, mas, se fosse o caso, eu deletaria tudo. Podem até ficar com meu apartamento, mas de uma coisa eu tenho certeza: não gostaria de dar a ninguém o acesso completo às minhas conversas no Gtalk.

 

Chromecast, 3 Versões no Brasil

Leia mais...

O App Essencial para o Android

Leia mais...

YouTube Suspende Conta de Trump

Leia mais...

O Google Mais Seguro

Leia mais...

O Indie Game Festival Anuncia Vencedores

Leia mais...